Alerta Covid 19 - Estamos Entregando Normalmente.

 

O que é Dieta Enteral? E quando devo fazer uso?

A dieta enteral é uma alternativa de alimentação realizada quando a ingestão de alimentos pela boca (via oral) está impossibilitada ou insuficiente para satisfazer as necessidades nutricionais de um indivíduo. Este tipo de alimentação é feito através de uma sonda, que pode estar posicionada ou implantada no estômago ou intestino.


Somente o/a Nutricionista pode fazer a indicação da dieta enteral?

Médico e/ou Nutricionista podem fazer a indicação da Dieta Enteral.

 

Existem Dietas Especializadas para cada caso?

Sim. As Dietas Enterais são divididas em:
- Dietas Enterais Padrão: indicadas para diversas situações clínicas com o objetivo de manter ou recuperar o estado nutricional do paciente.
- Dietas Enterais Especializadas: para situações clínicas especiais, visando manter ou recuperar o estado nutricional do paciente e auxiliar em situações metabólicas como: hepatopatias, lesão por pressão, diabetes, nefropatias, situações gastrointestinais, câncer, entre outras.


Como saber se minha Dieta deve ser manipulada via sonda ou oral?

O profissional de saúde indicará a via de uso de sua Dieta: se por via oral ou sonda.
 

Depois de aberta, como devo armazenar a Dieta?

Após aberta manter a embalagem original da dieta em geladeira e consumi-la em 24 horas.


Antes da administração, como devo armazenar a Dieta?

As Dietas devem ser armazenadas em local seco, fresco, arejado, à temperatura ambiente, longe do calor e de produtos de limpeza.


Os frascos após o uso podem ser reutilizados? Tem validade?

Não. Recomenda-se o uso de 1 frasco e 1 equipo em 24 horas, desprezando após este período.


Posso adicionar água, suco ou misturar a dieta com algum alimento?

Não. Não devemos adicionar água ou outro alimento a Dieta Enteral, pois as Dietas industrializadas são nutricionalmente balanceadas e já possuem a viscosidade correta para administração via sonda. A adição de qualquer produto na dieta deve ter a prescrição e orientação do médico e/ou nutricionista.


As Dietas podem ser refrigeradas ou aquecidas?

A dieta após aberta deve ser colocada em geladeira, porém sua administração deve ser em temperatura ambiente. Por isso, recomenda-se que a dieta seja retirada da geladeira 30 minutos antes de sua administração. Dietas enterais não podem ser aquecidas.


Qual o período indicado para administrar a dose da dieta?

O período indicado depende do volume da Dieta. Em média deve-se manter um gotejamento de 60 gotas por minuto durante a administração.


Equipos e Sondas são de fáceis manipulações? Ou necessariamente preciso ter um acompanhante para fazer a administração? E como controlar o gotejamento da Dieta?

A manipulação de equipo e sondas requer cuidados, porém se executado todos os procedimento a manipulação é tranquila.
Para controlar a velocidade de gotejamento da dieta, o equipo de Dieta Enteral possui roldana: quanto mais para baixo a roldana, menor a velocidade de gotejamento.